Experiências · inspiração

Como se manter inspirado

Segundo o dicionário, inspiração é: um estímulo; capacidade criativa dos artistas, dos escritores, ou de outros profissionais; uma iluminação; ideia repentina ou momentânea, normalmente genial.

Para nós que trabalhamos criando e transformando coisas, ela pode ser uma aliada vinda de um sonho, um filme, uma frase, qualquer detalhe no lugar certo, na hora certa. Mas nem sempre precisamos esperar que ela venha para nossos braços por sua própria vontade sem tentar ao menos manter alguns hábitos favoráveis, coisas simples, para atrair essa “luz” com mais frequência.

  1. Tenha um caderno de anotações que você possa levar para qualquer lugar, também pode ser um aplicativo no celular, depende apenas de como funcionar pra você. O que importa é não perder aquela ideia tida enquanto andava na rua ou no meio do trabalho. Também ajuda a não ficar preso nela quando precisar fazer algo mais importante, você já anotou, pode continuar depois.
  2. Aprenda coisas novas. Pode ser uma receita, um desenho, artes manuais…
  3. Ouça músicas novas. Pra mim as letras de músicas podem dar várias ideias sobre personagens e histórias que eu gostaria de criar, aumentar minha lista sempre é divertido e inspirador.
  4. Observe mais, ouça mais. Às vezes a simples forma como uma pessoa diz alguma coisa ou o jeito como um estranho caminha na rua pode te ajudar com aquele personagem mais complicado por exemplo.
  5. Veja filmes, leia livros. Algumas pessoas acham que isso atrapalha durante a criação de um livro por poder influenciar na escrita, então como tudo aqui, depende de como você se sente a respeito.
  6. Se mantenha criando. Não precisa fazer um projeto novo a cada semana (a não ser que isso realmente te ajude, escreva num blog ou esteja escrevendo vários contos), podem ser coisas pequenas para variar quando tiver um bloqueio com a sua história por exemplo, só lembre de continuá-la depois.
  7. Conheça novos lugares. Pode ser um parque, uma praia, um museu, uma cidade, um país.
  8. Tire momentos de descanso. Não tem problema assistir Netflix ou passar um tempo naquele jogo que ficou te chamando, eles também podem vir a te inspirar, mas nada de ficar nisso o dia inteiro e não escrever uma linha.
  9. Se divirta com quem você gosta.
  10. Motive-se. Com frases, histórias de outros autores e dos seus ídolos.
  11. Cuide da sua saúde. Beba bastante água, durma bem, faça exercícios físicos, relaxe, se alimente bem…
  12. Descubra em que parte do dia (ou da noite) você é mais produtivo. Eu por exemplo, costumo ter mais facilidade para escrever quando estou meio sonolenta, então às vezes escolho dormir mais tarde ou acordar mais cedo dependendo do meu próximo dia. Também acontece de acordar de madrugada com novas ideias e precisar levantar correndo pra escrever.
  13. Organize sua mesa, a não ser que você trabalhe melhor na sua bagunça.
  14. Use a internet ao seu favor, mas não vire refém dela.
  15. E por fim, escreva muito! Sobre o que você gosta, sobre coisas novas, sobre o seu dia, sobre os seus estudos, sobre os seus erros e acertos, sobre outros livros, sobre filmes, sobre qualquer coisa que achar interessante.

Aproveitem e compartilhem também coisas que te inspiram!

Para quem quiser mais dicas aqui estão dois links: 12 dicas para se manter inspirado e 29 Ways to Stay Creative Infographic.

E para quem ficou curioso, a imagem do post faz parte das aquarelas da artista Juli Uber que eu encontrei pelo Pinterest, com outras nesse blog aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s