Escrever · inspiração · O processo

Crie uma personalidade: Construindo traços sólidos para os seus personagens

fez este artigo para ajudar autores a criar os traços básicos de uma personalidade de acordo com a psicologia!

De acordo com algumas teorias, sua personalidade é composta de padrões de pensamentos, emoções e comportamentos, conhecidos também como traços de personalidade.

Traços são úteis no desenvolvimento de personagens, facilitando a compreensão de suas ações nas mais variadas situações e uma maneira simples de criar o núcleo do seu elenco. Quando tiver os ossos da personalidade do seu personagem no lugar, fica muito mais fácil de colocar a carne, lhes dar profundidade e deixá-los tão únicos quanto você conhece.

Uma coisa importante de entender sobre os traços de personalidade é que eles são aspectos relativamente estáveis da sua personalidade. Não importa em que situação você esteja, ou em que ponto da sua vida, esses traços não mudam (embora o grau em que apareçam no seu comportamento dependam da situação). Pense neles como a base do seu personagem.

Uma forma de categorizar esses traços é com o Modelo de Cinco-Fatores de Personalidade. Ele organiza os traços em cinco dimensões, conhecidas como “Super-Traços”, ou “Os Grandes Cinco”, e podem ser lembrados mais facilmente usando um pequeno acrônimo: OCEAN. Ele significa…

Openness

 Você está aberto para novas experiências? Imaginativo? Você aprecia a arte e aventura e curiosidade intelectual? Se sim, você provavelmente está mais aberto para novas experiências. Do outro lado do espectro temos os pensadores práticos, que preferem experiências familiares às novas.

Consciência

Pessoas com alta consciência são disciplinadas e organizadas, determinadas e preferem acontecimentos planejados aos espontâneos. Os que possuem baixa consciência se distraem facilmente (por objetos brilhantes ou comidas ou ambos se estiver comendo ouro comestível ou- Espera, onde eu estava?). E eles tendem a ser mais descuidados.

Extroversão

 Pessoas sociáveis, comunicativas, otimistas e assertivas. Estão confortáveis sobre serem o centro das atenções, gostam de festas e encontros sociais. Introvertidos, por outro lado, são muito mais reservados e independentes, preferindo sua própria companhia e contemplação interior.

Amabilidade

Se você for compassivo e confiante então sua amabilidade é alta. Empatia e perdão são parte da sua natureza e cooperar com os outros é algo que você gosta. Para as pessoas que são mais do tipo antagônicas e suspeitas a amabilidade é baixa.

Neuroticismo

Pessoas muito neuróticas são mais instáveis emocionalmente. Sentimentos negativos como ansiedade, raiva e inveja são características comuns, com suscetibilidade para o estresse e mudanças de humor. Na contramão está a maioria das pessoas, calmas e estáveis.

 O Modelo de Cinco-Fatores não é a única forma de ver os traços de personalidade. Uma alternativa é o inventário de personalidade HEXACO. Ele inclui os cinco super traços do Modelo de Cinco-Fatores e adiciona mais um:

Honestidade – Humildade

Pessoas que obedecem as regras, não manipulam outras pessoas para se dar bem. Riqueza, luxo e status são de pouca importância para elas. Do outro lado estão pessoas que fazem de tudo para sair por cima e ignoram as regras para conseguir o que querem -geralmente status ou bens materiais.

É importante perceber que cada um desses traços possui dois polos. Por exemplo: extremamente extrovertido e extremamente introvertido. Você e seus personagens (assim como todo mundo) vão cair em algum lugar entre esses dois. Assim, mesmo que você possua dois personagens extrovertidos, eles não terão o mesmo nível de extroversão.

Tente você mesmo

 Mas como saber mais sobre os traços dos seus personagens? Faça um teste de personalidade sob a perspectiva dos seus personagens! Dependendo do que você deseja saber você pode tentar:

THE FIVE FACTOR PERSONALITY INVENTORY

Que fala dos cinco super traços descritos no OCEAN e pode ser feito aqui.

Importante: Se for usar o teste para os seus personagens tenha certeza de negar o uso das suas respostas na pergunta “Can your answers be (anonymosly) logged and used for research?” senão pesquisadores usarão esses dados em sua pesquisa.

THE HEXACO PERSONALITY INVENTORY

 Inclui o sexto traço e pode ser feito aqui.

Aplicando a teoria na ficção

CRIANDO PERSONAGENS

Trabalhando os traços em que eles se destacam, você os terá se comportando de acordo com a sua personalidade no lugar de montar uma personalidade que atenda aos comportamentos que você quer que eles tenham.

CAÇANDO UM EMPREGO

 Como K. M. Weiland coloca sucintamente em seu E-Book Crafting Unforgettable Characters, pessoas são definidas pela sua escolha de carreira. Escolher o emprego do seu personagem fala muito sobre ele para os seus leitores e conhecendo a personalidade dele, essa escolha fica mais fácil.

Se você já tem um trabalho em mente e quer que o seu personagem seja bem adaptado pra ele, escolha traços que correspondem a essa carreira. Se você já tem um personagem e quer encontrar o emprego perfeito pra ele, use suas qualidades para definir sua ocupação ideal. Alguns traços são muito importantes para algumas carreiras (como pilotos, pediatras e políticos) então tenha isso em mente.

 No entanto, se quiser criar um conflito entre a carreira e o personagem, sabendo os traços da sua personalidade pode te ajudar a encontrar o seu perfeito emprego do inferno.

Não sabe qual carreira seria a melhor (ou a pior) para o seu personagem? Tente um dos vários testes online que ligam os traços de personalidade à carreiras. Você pode encontrar alguns aqui.

AQUELE PRIMEIRO ENCONTRO

Traços de personalidade são muito úteis quando pessoas se encontram pela primeira vez. Se seu personagem encontra um estranho não tem como saber se ele age de certa forma o tempo todo ou só às vezes. Na verdade, seus julgamentos serão baseados nos traços citados anteriormente. Ele provavelmente vai pensar que esses traços são a regra para qualquer situação.

Quando seus personagens forem conhecer pessoas novas, tente desenhar suas opiniões sobre elas com esses traços não condicionais. Então, quando forem se conhecendo melhor, essas primeiras impressões serão sobrepostas por uma maior compreensão da pessoa e suas preocupações pessoais.

 Gostaram? Achei muito interessante e espero que ajude vocês também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s