Escrever · Experiências · inspiração

Como combater a procrastinação?

Hoje venho falar sobre um problema sobre o qual muitos (se não todos) nós escritores passamos em algum momento. Pode ser durante o planejamento ou a própria escrita da nossa história, ou dos artigos de um blog que você já tinha na sua mente mas sentar pra escrever vinha se provando um desafio… (perdoem minha demora? >.<)

A procrastinação é uma vilã de muitas faces quando deixamos que ela comece a atrapalhar o nosso foco na hora de escrever e por isso coletei algumas dicas para lidarmos melhor com essa sementinha do mal.

Cada um tem um motivo específico para procrastinar, pode ser falta de confiança na sua escrita, insegurança com o tamanho ou a qualidade do material, falta de motivação, falta de organização, falta de planejamento e por aí vai. Mas continuamos querendo terminar a nossa história e seguir fazendo novas! Então, como combater esses problemas?

 1 – Descubra o motivo da sua procrastinação

Faça uma lista com as coisas que vêm te impedindo de seguir em frente com as suas metas na escrita. Isso vai te ajudar a ter uma visão mais ampla pra te manter motivado e produtivo.

2 – Se livre de quantas distrações puder!

O lugar que você trabalha é barulhento? Você costuma ter outra aba aberta com o Facebook ou outras redes sociais, a qual você fica olhando frequentemente? Se o seu problema é o foco, tente usar aplicativos que te permitem bloquear certos sites por um determinado período de tempo escolhido.

Seguindo a dica de Neil Gaiman: “Faça tudo o que for preciso para se colocar num mundo onde VOCÊ TEM PERMISSÃO PARA ESCREVER OU NÃO FAZER NADA, SÓ OLHAR PELA JANELA. Mas você não pode fazer nada que não seja escrever ou não fazer nada. Olhar pela janela fica tedioso depois de um tempo e escrever é mais interessante.”

3 – Tenha certeza de que você definiu metas de escrita positivas e produtivas

“Eu quero ser famoso”, “Quero escrever o melhor romance do mundo” e motivações similares ao escrever uma história são perigosas. Se comparar com outros ou focar em metas muito distantes em vez das que pode atingir agora, hoje, na próxima hora, te fará procrastinar ainda mais. Em vez disso, faça uma pequena lista com motivos pelos quais você deve sentar pra escrever ao menos 15 minutos hoje.

4 – Encontre os métodos de planejamento de tempo que funcionam pra você

Quebre o processo da escrita em pequenas partes, para que você escreva apenas uma cena, página, quantidade de palavras por vez. Se não consegue se manter focado use um cronômetro e defina uma quantidade de palavras para atingir antes do tempo acabar. Isso vai te ajudar a ter maior produtividade em cada sessão. Mesmo se o que escrever for fraco e mal construído você sempre pode editar uma vez que atingir os seus objetivos.

5 – Aumente seu foco e motivação com recompensas planejadas

Assim que tiver definido o tempo para escrever e dividido seu trabalho por etapas, faça um calendário de recompensas para si mesmo a cada parte concluída. Terminou o primeiro capítulo do seu livro? Vá caminhar em algum lugar calmo e inspirador, coma um chocolate, ou vá se encontrar com uns amigos. Se presentear quando atingir suas metas reforça o sentimento de felicidade que você consegue escrevendo e te ajuda a manter o foco na maior recompensa – te esperando no final do livro.

6 – Tenha um plano (mas seja realista nas expectativas sobre o processo de escrita)

É muito difícil melhorar a sua escrita e se manter motivado quando você não tem um senso de direção.Crie um plano sobre quais partes da sua história você vai trabalhar dependendo do dia, planeje os principais pontos do enredo e crie um breve esboço de cada personagem principal. Um modelo bem feito da sua história torna a escrita muito mais fácil. E sempre lembre de ser realista sobre as suas expectativas, já que a procrastinação é muitas vezes desencadeada pela decepção causada por altas expectativas.

7 – Seja responsável perante outra pessoa

Se você fez tudo o que foi dito e ainda não consegue manter o foco, talvez possa se beneficiar de ter um mentor. Alguém que fale com você regularmente para checar o seu progresso vai te ajudar a se manter focado em terminar sua história.

Grupos de escrita dão outra forma de responsabilidade. Sua comunidade vai querer saber o que vai acontecer com os seus personagens e vai te estimular a continuar escrevendo com comentários encorajadores e construtivos.

 

Espero que tenham gostado, as dicas vieram do blog Now Novel e se quiserem compartilhem comigo o que vocês fazem para mandar a procrastinação pra longe e continuar escrevendo.

 

Deixe um comentário