Contos · inspiração · Livros

[Resenha] O Dragão de Gelo – George R. R. Martin

Título: O Dragão de Gelo

Título Original: The Ice Dragon

Autor: George R. R. Martin

Ilustrador: Luis Royo

Editora: LeYa

Ano da Edição: 2014

Páginas: 128

Gênero: Ficção fantástica americana, Literatura infanto-juvenil

Sinopse: George R. R. Martin, o autor da série As Crônicas de Gelo e Fogo, um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, apresenta-nos, neste livro, dois personagens que irão comover leitores de todas as idades.

Adara é filha do inverno, do gelo, do silêncio. Oh, mão de Adara… Quando a menina nasceu, o frio lancinante que se abateu sobre as Terras do Norte deixou marcas profundas, que jamais foram esquecidas por aqueles que lá viviam.

Adara, como ninguém mais, contava os dias para o inverno. A gélida estação era o anúncio da chegada de seu melhor amigo, o misterioso e temido dragão de gelo. Era quando a menina podia sair do seu silêncio; quando o frio da pele de Adara encontrava o frio irmão da pele do mais temido dragão.

Agora a vida dos dois amigos está em jogo. O futuro dessa amizade será colocado à prova.

Adara e seu dragão.

Este é um livro sobre a força, o poder e a beleza da amizade.

Nasce um clássico.

Como toda história de George R. R. Martin, essa tem um sofrimento envolvido, apesar de parecer mais infantil. Eu gostei muito dos desenhos e admito que mesmo assim não sei se chegarei a lê-lo outra vez. É um conto rápido mas certeiro nos sentimentos, foca na amizade e nas coisas que somos capazes de fazer por aqueles que amamos, ao mesmo tempo deixando bem claro como as consequências de certas escolhas podem afetar tudo a nossa volta. Particularmente, não cheguei a me identificar ou me importar tanto com os personagens -até certo ponto- mas como é Adara vendo tudo se desenrolar é difícil não sentir algo.

O clima geral do livro é triste, não tenha dúvidas, só não vou entrar em detalhes para não acabar dando spoiler. Mas eu gostei muito das descrições por exemplo, dos lagartos de gelo e do próprio dragão de gelo. Adara também tem um certo mistério que te atrai mas como uma criança novinha não tem grande desenvolvimento, também por ser um conto.

E tenho pra mim que por levar a lealdade entre amigos ao extremo o conto cumpre seu papel, além dos personagens serem bem humanos, sem heróis ou qualquer coisa do tipo, tem a magia sim, mas de corpo -quase- todo na realidade possível. Mas no fim acabou se tornando um dos meus casos de amor e ódio simplesmente porque não sou grande fã do que me deixa triste. Leiam por conta e risco!

Anúncios

2 comentários em “[Resenha] O Dragão de Gelo – George R. R. Martin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s